Dicas para sua Festa

Dicas para Chá de Panela


Era uma vez um pobre moleiro holandês que ficou apaixonado por uma rica donzela. O pai da virgem desaprovou o casamento e recusou-se a financiar a união dos dois. Os amigos do moleiro, numa atitude de carinho e amizade, juntaram-se e ofereceram a eles alguns dos itens que os ajudariam a mobiliar a casa.

Outra história parecida aponta que o chá-de-cozinha pode ter surgido como uma forma de conseguir um dote para as noivas mais pobres. Antigamente, uma mulher sem dotes, não conseguiria um noivo. Os amigos, então se reuniam com a noiva e conseguiam uma enxurrada de dinheiro e mercadorias. (daí o nome, "Bridal Shower" como é conhecido nos EUA). Dessa forma, transformavam essa moça, em uma pessoa apta a ser escolhida por um bom pretendente.

Com o passar dos anos, além da simples entrega de presentes, outras atividades começaram a ser realizadas. As noivas passaram a ter que descobrir quais os presentes lhe estavam sendo ofertados e por quem, caso contrário, deveriam participar de uma brincadeira. Sendo que este é o formato mais tradicional ainda hoje.

No Chá de Panela tradicional, ou chá-de-cozinha, apenas as mulheres participam. Já o Chá-Bar reúne amigos do Noivo e da Noiva.

Dica do Divertudo: Convidada para o chá, convidada para o casamento.

As convidadas devem ser escolhidas pela noiva. Pessoas mais próximas, para um ambiente bem descontraído. Não é educado convidar uma pessoa para o chá de cozinha e ela não ser convidada para o casamento. O local sempre deve comportar aconchegantemente todas as convidadas. Cadeiras, poltronas, sofás, ou seja, lugares para que elas se acomodem e fiquem à vontade.

Brincadeiras

As brincadeiras do chá-de-panela podem envolver a noivas e também suas amigas. O mesmo ocorre para o Chá-Bar. É importante que os convidados se sintam à vontade e também participem. Para isso eles podem até receber brindes ou lembrancinhas exclusivas. A equipe da Divertudo sugere as seguintes brincadeiras:

Jogo de perguntas e respostas

É feito antes um questionário com mais ou menos 20 perguntas para o noivo –algumas mais ingênuas e outras mais picantes. O jogo de perguntas, com as respostas, pode ser gravado em vídeo ou pode ser impressa num papel e, na hora do chá-de-panela, serão perguntadas à noiva e conferidas com as respostas do noivo. Se a noiva errar alguma resposta que o noivo não tenha respondido igual, ela deverá pagar uma prenda.

Exemplo de perguntas: Qual a bebida que ele mais gosta? Quando ele se apaixonou? Como vocês se conheceram? Como foi o pedido de noivado? Que tipo de roupa ele mais gosta que você use? Qual a altura do seu noivo? Qual o tipo sangüineo do seu noivo? O que seu noivo mais gosta em você?

Acerte o alvo

Esta brincadeira é perfeita para cha-bar, em casais. Um parceiro devera segurar entre as pernas um rolo de papel higienico e o outro parceiro, de olhos vendados, coloca um cabo de vassoura ou pedaço de pau entre as pernas, devera acertar o meio do rolo. A pessoa que esta com o rolo de papel higienico deve pegar as maos do parceiro vendado e guia-lo para acertar o alvo. Ganha o casal que cumprir a tarefa primeiro.

O que você tem na bolsa?

Faça uma lista do que geralmente toda mulher tem na bolsa (para ficar mais divertido, acrescente alguns itens esquisitos). Comece a ler a lista em voz alta e peça para as convidadas retirarem da bolsa os itens que forem "chamados". Ganha a convidada que tiver mais itens retirados da bolsa.

Bingo da Noiva

Faça cartelas de bingo com 25 espaços vazios como uma cartela normal. Peça para que os convidados escrevam nos espaços os presentes que a noiva devera ganhar no chá de panela. A cada presente que ela abrir, a convidada que possui o item devera fazer uma cruz no item da sua cartela. Ganha a convidadada que preencher a carreira de 5 primeiro.

Contando a história do casal

A organizadora escreve uma palavra em vários papéis dobrados numa caixa. Conforme ela for passando esses papéis no círculo de convidadas, a noiva deverá ir contando a história do relacionamento dela com o noivo.

Por exemplo, nos papéis pode estar escrito: encontro, romance, beijo, eu, ele, nós, amor, telefone, casa, amigos, família, churrasco, viagem, o dia "D", noite de núpcias, etc, e então a noiva vai contando a história do jeito dela pra todos ouvirem.

Estilistas

As convidadas devem confeccionar o vestido da noiva – no corpo da noiva – com jornais, papel higiênico, durex, barbante, etc.

Adivinha?

Mostrar duas fotos de convidadas quando eram crianças e a noiva deverá adivinhar quem são as duas, no tempo de 10 segundos.

Dando conselhos para a noiva

Distribua papel e caneta para as convidadas e peça para que elas escrevam conselhos para a noiva, como por exemplo, "nunca durmam brigados" e peça para depositarem numa caixa. Peça para a noiva ler alguns conselhos em voz alta. Tenha certeza que você recebera conselhos hilários!

Receita para a noiva

Nesta brincadeira, cada convidada deve escrever sua receita predileta para presentear a noiva, como por exemplo, "Bolo de chocolate da Roberta" ou "Torta de frango da Cristina". Assim, a noiva terá seu primeiro caderno de receitas feito pelas convidadas, uma lembrança e tanto!!!

Ideias para Micos – caso Noiva ou Noivo errem perguntas ou presentes

Dançar

Outra prenda é mandar a noiva dançar uma música que esteja fazendo sucesso na época daquelas que exija bastante rebolado e até o chão. A idéia é usar várias músicas.

Achar a bala

Em uma bacia com farinha deverá ter alguns bombons escondidos. A noiva terá que achar um deles usando somente a boca.

Maquiar

A cada erro, a noiva será pintada e fantasiada por suas convidadas. A organizadora terá que juntar itens de maquiagem, presilhas, esmaltes, etc.

Presentes

Suas convidadas e convidados sabem que é a função do chá é dar presentes aos noivos. Todavia, o que dar, o quanto dar pode trazer dúvidas. Impor para cada um o que deve ser dado, acaba sendo indelicado, mas a sugestão de presente acaba sendo sempre bem vinda.

Por isso, as noivas acabam optando por duas saídas: fazem listas de presentes em algumas lojas especializadas e nestas incluem os mais diferentes itens, e/ou no próprio convite indicam uma sugestão de presente, ex: chaleira ou cortador de pizza. Isso evita o transtorno de muitos presentes repetidos. No primeiro caso, no convite você pode escrever "Nossa lista com sugestões de presentes esta na loja X".

Se optar pelo item já sugerido no convite, usualmente não se escreve os nomes nos envelopes dos convites do chá. As noivas fazem uma caixa bem bonita e colocam os convites fechados para que os convidados escolham o que vão dar. Basta seguir uma lista bem pensada. Só uma dica: o valor dos produtos para o chá de panela não costuma ultrapassar R$ 80,00 por item. Acima disso, entra como lista de casamento.

A Divertudo pensou até nisso para você! Abaixo, você verá uma lista completa. Tire ou acrescente da lista aquilo que achar necessário ou peça só aquilo que mais se aproxima das suas prioridades. Não esqueça que terá que coordenar a lista com o número de convidados.

*Sugestão com Lista de Presentes para Chá-de-Panela

Talheres
abridor de lata
amaciador de bifes
batedor de ovos
colher de pau
colher para arroz
colher para sorvete
conchas (diversas)
descascador de legumes
destrinchador de aves
escumadeira
espátula
espremedor de alho
espremedor de batatas
espremedor de limão
fatiador de queijos
garfo para carnes
garfo para frituras
jogo de facas (carnes, legumes, pão, bolo)
pegador de gelo
pegador de massas
quebra-nozes
ralador
rolo de macarrão
saca-rolhas
talheres para salada

Organização
avental
desentupidor de pia
escorredor de pratos e talheres
lixeira para pia
luva térmica
panos de prato
porta-sabão
suporte para papel-toalha

Mesa
açucareiro
bandejas
boleira
bule de café
cafeteira de vidro
cesta para pão
fruteira
garrafa para água
garrafa térmica
jarra para sucos
leiteira
manteigueira
paliteiro
porta-adoçante
porta-guardanapos
porta-condimentos
queijeira
saladeira
saleiro
tábua para frios
tábua para pão
toalhas de mesa

Outros
afiador de facas
assadeira
balança
coador para café
copos e jarras para medidas
escorredor para macarrão
forma para bolo e tortas
funil
livros de receitas
peneira
potes plásticos diversos tamanhos
relógio de parede
tesoura
bacias
baldes
vassoura
rodo de pia
rodo de chão

Conheça nossos pacotes e solicite um orçamento